


A Cobertura de Espuma com Antimicrobiana PHMB é ideal para proteção e auxílio na cicatrização de ferimentos variados. Com moderna tecnologia que proporciona ambiente úmido e absorvente, auxilia na recuperação saudável dos tecidos lesionados. A tecnologia do curativo proporciona um toque suave e flexível, adaptável a todos os contornos corporais.
Este curativo antimicrobiano foi desenvolvido especialmente para amortecer ferimentos, evitando e ajudando no tratamento de infecções. Prático, o curativo permite ainda a troca de gases como o oxigênio e vapor d´água. A cobertura de espuma não tem adesivo e não seca, o que torna sua troca mais fácil, diminuindo a dor.
Indicação
O uso da espuma antimicrobiana PHMB é indicada no tratamento de ferimentos (incisões) ocasionadas por cirurgia, lacerações, úlceras de pressão, úlceras de estase venosa, queimaduras de primeiro e segundo grau, úlceras diabéticas, locais de doação, abrasões, doenças na pele, feridas provocadas por traumatismos, feridas parciais ou totais.
É ideal para ferimentos com vazamento de líquidos, como pode ocorrer em traqueostomias, gastrostomias,drenos de Penrose, drenos torácicos, cateteres suprapúbicos, cateteres IV, cateteres venosos centrais, cateteres arteriais, cateteres de diálise, cateteres coronários inseridos perifericamente, pinos ortopédicos colocados externamente e cateteres epidurais. É um curativo que ajuda a reduzir infecções nos locais citados.
Como funciona
A Cobertura de Espuma com Antimicrobiana PHMB possui Polihexametileno de Biguanida à 0,5%(PHMB), agente antimicrobiano, o que produz uma proteção contra a penetração de bactérias no curativo.
Quando aplicado sob o ferimento, que normalmente sai líquido por meio das paredes e membranas celulares de forma moderada ou abundante, a compressa antibacteriana absorve esse líquido da ferida e suas bactérias, enquanto a tecnologia do PHMB elimina diretamente as bactérias do local. Ou seja, o curativo não apenas protege, trata o ferimento ajudando em sua cicatrização.
Modo de usar
Antes de aplicar a cobertura de espuma com antimicrobiana é necessário limpar o local do ferimento, geralmente prescrito pela enfermaria. Seque bem com pano limpo também as áreas ao redor da ferida. Selecione uma cobertura que deixe uma margem mínima de espuma de 5 cm (2 polegadas) em volta das extremidades da ferida.
Aplique a espuma antimicrobiana diretamente no local do ferimento, fixando-a com um filme de poliuretano, rolos de gaze, ligadura elástica, fita adesiva ou outra cobertura apropriada. O tempo de troca é de mais ou menos uma semana. Entretanto, é preciso seguir a prescrição médica.
Conservação
- Uso único, devendo ser descartado após usado.
- Conservar em temperatura ambiente, em local seco e longe da luz do sol.
*Validade do produto somente no rótulo, consulte pelo nosso Whatsapp
Precauções
- O uso do curativo de espuma deve ser apenas externo.
- Não usar como tratamento inicial de queimaduras de terceiro grau.
- Não utilizar em pacientes sensíveis ao PHMB.
- Não usar caso a embalagem esteja danificada.
DÚVIDAS FREQUENTES
Qual a diferença de espuma com Prata e espuma com PHMB?
O tipo de curativo ideal tem como foco manter a umidade do local afetado mantendo o ferimento livre de infecções, sendo biocompatível e não citotóxico, de preferência.
Um dos curativos mais conhecidos no mercado e comumente usado é o de espuma com Prata, que possui fórmula citotóxica. O curativo com prata vai tratar o ferimento por aproximadamente 2 semanas, mas precisará dar um pausa para que não se crie uma resistência bacteriana. Já com a tecnologia PMHB não acontece isso.
PHMB, também conhecido como biguanida polimérica, possui amplo espectro de ação antimicrobiana, sendo eficaz no controle de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, vírus e fungos. A cobertura de espuma com ação antimicrobiana PHMB mata bactérias dentro da cobertura e exerce propriedade de barreira contra penetração bacteriana em tempo hábil.